quinta-feira, 14 de abril de 2011

Sofrer é normal

  Se você não gosta de ir ao médico, se evita marcar consultas, tirar sangue e fazer qualquer tipo de exame desagradável até que o seu corpo esteja suplicando por uma ajuda profissional... Não fique grávida! Isso mesmo. Eu já perdi a conta de quantas vezes fui ao médico nessa gestação, de quantos exames fiz e devem faltar umas três consultas pra fechar o pacote. E depois disso ainda vêm as consultas pós-gravidez e eu, que fui ao médico pela última vez quando tinha 12 anos e ainda ganhei um pirulito, vou acabar virando uma dependente nata do doutor.
O pior é que o médico, conhecido em seu mundo como Obstetra, se transforma de amigo para inimigo em frações de segundo. Você, que enxerga nele a única esperança para solucionar sintomas extremamente chatos e doídos que a gravidez proporciona, é obrigada a se conformar com seu pseudo-salvador alegando que tudo que você sente é normal. Nunca vivenciou isso? Seguem alguns exemplos para facilitar a compreensão:

Você, com aparência esverdeada – Dr. e esse enjôo que não passa? Não como nada, vomito 38 vezes por dia, não consigo nem tomar água.
Doutor – É normal.

Você, chorando de soluçar – Dr. estou morrendo de dor nas costas, não consigo mais trabalhar, nem fazer nada que exija ficar sentada o dia todo. O que eu faço?
Doutor – É normal.

Você, com olheiras profundas – Dr. estou tendo severas quedas de pressão, dor de cabeça e muita sonolência. Não consigo ficar acordada. E agora?
Doutor – É normal.

Ou seja, coitadinha de você que acha que o médico vai curar todos os males decorrentes da gravidez. Vá se acostumando com a ideia de que esse não é o trabalho dele. O trabalho dele é assistir todo o seu sofrimento de camarote e ainda dar risadinhas maldosas, do tipo ‘tadinha, mal sabe o que a espera’. 
Além disso, ele tem o grande poder de acabar com sua autoestima. Você vai saltitante e feliz para o consultório, cheia de orgulho porque ‘só’ engordou três quilos desde a última consulta e tudo o que consegue é levar uma baita bronca sobre como você está acima do peso e não pode nunca mais comer chocolate. Aí entra em cena sua mãe, que vai junto na consulta e resolve contar pro médico tudo que você faz de errado. Juntos, eles vão tornar esses minutinhos uma verdadeira tortura psicológica. Prepare-se para esses momentos e mantenha pensamentos positivos :P
...
Mas ok, depois desse desabafo de quem acabou de voltar de uma consulta, preciso confessar que, mesmo assim, agradeço todos os dias por ter um médico atencioso e preocupado com meu bem estar, ainda que seja desse jeito estranho e que em certos momentos eu não queira nem ouvir o que ele tem pra me falar. Devo dizer o quanto é importante alguém que seja exigente com seu peso, com seus exames e com a saúde de sua bebezinha. E mais, muito melhor ouvir que tudo que você sente é normal do que o contrário né?
Minha conclusão é que médico definitivamente não é a pessoa certa pra você pedir clemência. Ele está ali pra fazer um acompanhamento saudável da gestação e (infelizmente) não vai interferir nos seus sintomas ‘normais’ só porque você reclama. Então, essa parte do drama a gente faz pro namorido ou pra mamãe que, mesmo colaborando com a malvadeza do médico durante as consultas, sempre compra aquele chocolatinho proibido pra você comer mais tarde ;)

Nenhum comentário: