quarta-feira, 2 de março de 2011

O reino

Então, como eu vinha dizendo, aí acontece de a gente esperar um bebê. E com isso, todas aquelas mudanças lindas e maravilhosas na vida, no corpo e na mente da mãe. Eu não vou nem entrar no fator ‘mudanças corporais e emocionais’ porque hoje não é um bom dia pra mexer tão profundamente com meus hormônios. No momento, falemos apenas da parte prática da situação, porque vocês não sabem tudo que uma futura mamãe precisa pensar, providenciar, comprar e gastar antes da chegada de um bebê! Sério. Vocês pensam que sabem, mas não fazem ideia. Eu também não sabia e, bom, tem muito que eu ainda não sei.
Primeiro tem o lance do plano de saúde. Com a quantidade de consultas, exames e ultrassons que uma grávida precisa fazer – e levando em consideração a precariedade do nosso sistema de saúde pública – é quase que uma obrigação fazer um plano de saúde. E aí você pesquisa o plano, pesquisa os valores, pesquisa os médicos, marca as consultas e pimba! Uma quantia considerável começa a ser descontada todo mês de sua conta bancária. Tudo bem, saúde em primeiro lugar E, com isso em mente, você tem que se preocupar mais com sua alimentação, com seu corpo, com a prevenção de doenças, tem que tomar chás horríveis ao invés de pílulas milagrosas, tem que praticar exercícios e não se estressar demais. ARRAM.
Daí você começa a planejar o quarto da futura princesa. Sim, princesa. Porque por mais furos que contenha o seu orçamento você vai querer comprar um berço de ouro maciço para sua prole. E é aí que tudo acontece. É reforma disso, reforma daquilo, móveis pra comprar, preços pra pesquisar, mil cores de tintas pra você escolher e só uma parede pra pintar. Você compra, a loja não entrega, você reclama, a loja entrega errado, você lembra de mais alguma coisa que está faltando, falta dinheiro e você acha mais uma coisa bonitinha que não pode faltar na decoração. E o berço não chega, a tinta não cobre a mancha da parede, o montador não consegue montar o móvel que você comprou e assim vai indo. Até que seis meses depois, finalmente, o quarto fica pronto. Exceto por uma coisinha ou outra que ainda tem que fazer, por um errinho ou dois que a loja cometeu, por uma frustraçãozinha ali, outra aqui e... Bom, eu diria que seis meses depois o quarto está 83% pronto. Me preocupam os outros 17%.
E não pensem que acabou! Ainda tem o enxoval da princesa. Sim, princesa. Porque por mais furos que contenha o seu orçamento, você vai querer comprar todas as roupas da Suri Cruise para sua prole. Você enlouquece com tantos vestidinhos lindos nas vitrines, quer comprar todos os sapatinhos de boneca, quer gastar seu salário inteiro com mini Melissas para sua pimpolha. Mas, calma aí. A reforma do quarto continua, assim como o plano de saúde e todos os outros (muitos) gastos. Então, você tenta se conter e, graças a Deus, ganha uma cunhada e uma sobrinha bebê que te enchem de roupinhas fofas e cheirosas. Hum, ok. Mas ainda falta um bilhão de itens nesse enxoval. E aí vem o chá de bebê.
Ah, o chá de bebê. Uma lista imensa de presentes, itens que você nem sabe pra que servem. Você mal aprendeu o que é um ‘cueiro’ e tem que lidar com fraldas de diferentes tamanhos, pomadas, lencinhos, tesouras, mamadeiras, termômetros e mais 375 itens que, pasmem, são todos essenciais para sua bebê. E tem a tal da fita crepe. Por que colocar fita crepe numa lista de presentes? Isso não é material escolar? Tô confusa. Pois bem. Ainda tem a lista de convidadas pro tal chá de bebê, os convites, as lembrancinhas, os comes e bebes, as brincadeiras infelizes que as madrinhas inventam nessas ocasiões e outros itens ‘cuti cuti’ que você mesma vai inventar pra tornar tudo o mais fofo e compatível possível com a espera pela sua princesinha.

E depois? Bom, eu ainda não sei. Ou melhor, não vivenciei. Confesso que tenho um pouco de medo. Medo e uma leve impressão de que virão mais consultas, contas pra pagar, móveis pra comprar, tintas, fita crepe, roupas, enxoval, comes e bebes, alimentação balanceada... E padrinhos, nascimento, amamentação, fraldas, creche, babá, jardim, mamadeira, livros, brinquedos, tv, uniforme, aulas... Enfim, mais uns 18 anos (no mínimo) de assuntos pendentes. E de furos na conta bancária. Mas sabe, eu acredito fielmente que tudo isso vale a pena. Afinal, uma princesinha vem aí e ela merece o melhor reino que já existiu.

Um comentário:

Rebeca disse...

Pra que serve um cueiro? o.O